8 de mar. de 2012

A doença de Peyronie


A principal característica da doença de Peyronie é o desenvolvimento de uma placa fibrótica ou de um nódulo que se instalam na túnica albugínea – estrutura que envolve os corpos cavernosos -, comprometem sua elasticidade e impedem que eles se expandam normalmente, o que dificulta a ereção, pois esses distúrbios provocam distorções na forma e inclinação do pênis.
A doença de Peyronie se manifesta, em geral, depois dos 50 anos, mas eventualmente acomete homens jovens. Alguns meninos podem apresentar uma alteração da curvatura peniana chamada pênis curvo congênito, provocada pela desproporção entre o tamanho maior dos corpos cavernosos e menor da uretra, mas que só requer tratamento se prejudicar o desempenho sexual no futuro.
Causas
Não estão bem definidas as causas da doença, mas pequenos traumatismos ocorridos durante a relação sexual podem resultar em cicatrizes que interferem na ereção.
Estudos estão mostrando que existe uma associação dessa enfermidade com doenças reumatológicas, diabetes e uso de betabloqueadores para controlar a hipertensão arterial.
Embora não se possa dizer que seja uma doença de caráter hereditário, parece que a incidência é maior em homens da mesma família.
Sintomas
Presença de nódulo, palpável ou não, associado à dor e à curvatura do pênis durante a ereção. Essa curvatura faz com que ele se posicione para baixo, para cima ou para o lado.
Muitos pacientes ficam tão abalados, quando os sintomas se instalam, que perdem a capacidade erétil por causa da ansiedade.
Diagnóstico
O diagnóstico é basicamente clínico e, quanto antes seja feito, melhor para o resultado do tratamento. Raramente se faz necessário recorrer ao exame de ressonância magnética para visualizar a placa fibrótica e estabelecer o diagnóstico.
Tratamento
Em 20% dos casos, as placas desaparecem espontaneamente, sem tratamento algum, em um ano e meio, dois anos. * Não se aflija com a presença de uma placa ou um nódulo característicos da doença de Peyronie, se eles não interferem na atividade sexual. Nesses casos, não há sequer necessidade de tratamento clínico ou cirúrgico;
* Procure manter a calma e controlar a ansiedade. Esta, sim, pode ser responsável pela perda da capacidade erétil;
* Lembre-se de que o uso de aparelhos para aumentar o tamanho do pênis agrava o trauma responsável pela formação da placa e piora o quadro;
* Saiba que a doença de Peyronie é benigna e tem tratamento natural.
* Procure manter a calma e controlar a ansiedade. Esta, sim, pode ser responsável pela perda da capacidade erétil;
* Lembre-se de que o uso de aparelhos para aumentar o tamanho do pênis agrava o trauma responsável pela formação da placa e piora o quadro.

Caso clínico

Em 2010 me apareceu um paciente queixando-se de depressão, e impotência, mas não me relatou detalhes da sua impotência. Comecei o seu tratamento tratando a partir da avaliação de seus sintomas, como estava a sua estrutura energética de Yin e Yang, que estava com um grande aumento do Yang do Fígado e uma deficiência dos órgãos yin. Com ênfase de deficiênci dos rins, alguns sintomas, tais como, dor e queimor na sola dos pés, insônia e dificuldade de ereção.
Comecei seu tratamento, com duas consultas por semana, sedando o Yang e tonificando o Yin, logo que ele sentiu os primeiros resultados de melhora, que foi logo na primeira aplicação, sentiu confiaça, e me relatou mais detalhes do problema de sua impotência, tinha ido ao médico que lhe falou desta doença, que prá ele foi um choque, que só resolveria com cirurgia, com isso piorou mais a sua dificuldade de ereção. Falei que era a primeira vez que tinha um acaso deste, mas lhe assegurei  que poderi se curar, que era possivél uma regressão, sem a necessidade cirúrgica, e que ele precisava era de uma vida mais equilibrada em termos de cuidados com a alimentação, práticar exercícios físicos, dormir cedo, e continuar o seu tratamento sem tanta ansiedade, permitindo que seu organismo aceitasse o tratamento com a medicina chinesa na busca deste equilibrio energético, e com isso naturalmente ele ficaria bom. Ele ficou mais confiante e sem muita alternativa, e com a esperança de uma melhora, continuou o tratamento. Fizemos o tratamento durante quatro meses, e o nódulo foi aos poucos desaparecendo e ele se animando com a melhora significativa de sua qualidade de vida, eram dois nódulos, um desapareceu no fim dos três meses de tratamento o outro foi ficando bem pequeno a ponto de não afetar mais a sua capacidade de ereção. Fiquei muito feliz em poder ter contribuido para mais uma cura e este paciente hoje é um grande amigo e sempre me procura para de vez em quando fazer uma consulta de manutenção. Hoje, janeiro de 2019, me apareceu um novo caso desta patologia e já está sendo feito o tratamento com Fórmulas Clássicas Chinesas, Acupuntura, e Florais de Bach. Assim que tivermos resultado posto atualizações.

Solicitei uma consulta virtual para este problema:

Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!

Gratidão 🙏🏽.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Medicina da Cigarra

Às Cigarras são notáveis devido à cantoria entoada pelos machos, diferente em cada espécie e que é ouvida no período quente do ano.Sua medic...