ESTAGIO NA CHINA
Em maio de 2013 fui estudar e estagiar na china, vou contar um pouco desta experiencia com algumas fotos e vídeos destes dias de aprendizado.
Hospital
Foram três hospitais onde aconteceu os estágios, neste hospital a Artemísia era usada em todos os pacientes.
No vídeo abaixo aparece idosa de mais de 80 anos recebendo tratamento com agulha e caixa de moxa ( Artemisia).
Esta senhora ia todos os dias para receber tratamento com caixa de moxa e acupuntura, estávamos no começo da primavera e ainda era frio. Ela apresentava um quadro de tosse seca por deficiência de yin do Pulmão e Rins.
O tratamento foi com agulhas no Meridiano do Pulmão, Rins e Estomago, e caixa de moxa na região do Umbigo para fortalecer a essência.
Para quem não sabe a moxa é a Artemísia vulgares, uma planta comum que ajuda a tratar cólicas, problemas digestivos, dores e inflamações.
Os vídeos abaixo foi no Meitan Geral Hospital de Beijing. A paciente recebe uma sessão de acupuntura com um grande médico MD E PHD deste Hospital, Professor Jin Zhigao.
Depois de 10 a 15 minutos foi colocado a parte elétrica nas agulhas e levou mais alguns minutos estimulando o canal.
Esta paciente estava com dor Lombar. O medico Dr. Jin Zhigao aplicou 6 agulhas no meridiano da bexiga.
Tratamento de dor no ombro e articulação dos braços, primeiro ele recebeu as ventosas depois foi feito o as agulhas e em seguida a eletro.
Faculdade
As aulas aconteciam no período da tarde, e o estagio nos hospitais pela manhã, uma semana em cada hospital, assim podíamos ver as metodologias de cada um. No primeiro hospital a moxa era de carvão sem cheiro, e não usava a elétrica.
O vídeo abaixo foi na faculdade na aula de Tuiná, massoterapia chinesa, eles aplicam a massagem sem tirar a roupa, aqui no brasil e bem diferente.
Na faculdade eu deitada recebendo massagem do professor na aula de tuina.
colega recebendo massagem cervical.
Turma do curso de tuina com professor no Centro.
Gratidão a todos!