26 de out. de 2013

Tratando Diabetes Mellitus



A Diabetes Mellitus na visão oriental é uma deficiência de Baço Pâncreas, levando a uma diminuição na produção de insulina, e uma deficiência de Rim ocorrendo uma perda de energia vital.
A acupuntura na Diabetes estimula o Baço Pâncreas e o Rim, visando uma melhora na produção de insulina e na energia como um todo, tratando o paciente integralmente. Estimula seu sistema endócrino, ajudando na produção de insulina. Também trata seus sintomas como as emoções, o que para a acupuntura Na MTC não se classifica a Diabetes como uma síndrome, como um excesso ou deficiência de algum Zang Fu ou como alguma substância fundamental. Sendo assim, não existe um "tratamento padrão" para amenizar seus sintomas, mas podemos associar os sintomas aos Zang Fu e as substâncias fundamentais como meio de tratar a Diabetes utilizando de um protocolo da acupuntura, diminuindo as complicações e também proporcionando uma maior qualidade de vida aos diabéticos insulino-dependentes.
A Diabetes se não tratada pode causar sintomas visuais, cardíacos, circulatórios, digestivos, urinários, entre outros, e, pode até levar o paciente a óbito. O aumento da glicemia também pode causar sintomas como sede excessiva, aumento do volume de urina, fraqueza, tonturas entre outros.  é muito importante para termos um bom resultado no tratamento.
2 OBJETIVO
O presente estudo, tem como objetivo, comparar a eficácia do tratamento da Diabetes Mellitus, por acupuntura sistêmica e auricular e somente acupuntura sistêmica, através da melhora dos sintomas e índices glicêmicos.
3 MÉTODO
Foi realizado um estudo de caso onde foram selecionados não aleatoriamente, e sim, de acordo com a disponibilidade. Foram utilizados quatro pacientes, do mesmo sexo (feminino), que apresentam Diabetes Mellitus. As mesmas foram submetidos à uma avaliação e posteriormente foram realizadas as sessões de acupuntura com os pontos determinados. A intervenção da acupuntura foram realizadas de uma à duas vezes por semana totalizando dez sessões.
Pontos de Auriculoterapia: shen men, Rim, Simpático, Baço, Estômago, Ansiedade.
Pontos Sistêmicos: R3, C7, Bp6, Bp3, B20, B23 (todos eles bilaterais).
4 RESULTADOS
Caso 1 - Apresentou uma queda nos níveis glicêmicos variando entre 110 mg/dl e 130 mg/dl. Seus sintomas apresentaram grande melhora, principalmente em relação nas dores dos membros inferiores e na necessidade por alimentos doces, que atualmente está controlada.
Caso 2 - Paciente teve queda nos níveis de glicemia variando entre 69 mg/dl e 120 mg/dl. Em relação aos sintomas houve melhora satisfatória, como no sono, no zumbido que desapareceu completamente e a paciente também relata estar menos ansiosa.
Caso 3 - Relata-se alterações nos níveis glicêmicos entre 100 mg/dl e 304 mg/dl. Já os sintomas como fraqueza, cansaço e dores nos Músculos Inferiores apresentaram uma melhora considerável.
Caso 4 - Paciente teve alterações nos níveis glicêmicos, obtendo ao longo do tratamento variações entre 137 mg/dl e 599 mg/dl. Em relação aos sintomas discreta melhora nas dores musculares.
Em geral ao longo do tratamento os pacientes foram apresentando uma melhora nos níveis glicêmicos, e também um resultado mais significativo no tratamento onde foi utilizado acupuntura sistêmica e auricular. Já os sintomas melhoraram em ambos os tratamentos.
5 CONCLUSÃO
Conclui-se que através da pesquisa realizada obteve-se resposta satisfatória de acordo com a necessidade dos pacientes, onde, tiveram melhora na qualidade de vida, nos sintomas e nos níveis glicêmicos.
Trabalho orientado por Brena de O.Benjamin Montanha.

Medicina da Cigarra

Às Cigarras são notáveis devido à cantoria entoada pelos machos, diferente em cada espécie e que é ouvida no período quente do ano.Sua medic...