18 de jul. de 2013

Acupuntura: Respostas para dúvidas Frequentes

 
Acupuntura é só agulha?

R. Não. A acupuntura pode ser feita utilizando-se uma série de recursos. Exemplo:
Aplicação Sistêmica (agulhas), ventosa, moxa, aurículo, e eletro.
Como funciona a Acupuntura?

A Acupuntura produz a cura através de mecanismos energéticos e fisiológicos. O mecanismo energético é o equilíbrio dos canais por onde a energia do corpo transcorre, os meridianos; o fisiológico é a liberação de substâncias analgésicas e anti-inflamatórias produzidas pelo próprio organismo - endorfinas, serotoninas, prostaglandinas e acefalinas.

Como é o tratamento?

R. A sessão se divide em três etapas: Anamnese, terapêutica e aplicação, a anamnese é a investigação do quadro clínico do paciente. Cruza-se as informações dos sintomas trazidos pelo paciente com os dados obtidos através da analise pela língua, pulso e linguagem não verbal.  
Terapêutica consiste na determinação dos pontos a serem trabalhados e das técnicas que serão utilizadas (agulhas, moxa, ventosas, auricular, massagem etc.). Leva-se em conta o perfil e a sensibilidade do paciente, buscando combinar efetividade com conforto. O tratamento escolhido pode variar entre as sessões, pois a cada atendimento se encontra uma nova realidade.

Aplicação é o momento da utilização das técnicas escolhidas. Deita-se o paciente na maca, faz-se assepsia com álcool nos locais onde será feito o procedimento. Aplica-se agulhas descartáveis que vai ficar no corpo do paciente por um período de 30 minutos em média, em seguida aplica-se a moxa que é uma erva medicinal chinesa em locais específicos. Recomenda-se uso de roupas confortáveis que permitam recolhimento de mangas e calças.

Acupuntura sangra?

R. Depende. Em caso de pontos com grande concentração de energia estagnada, pode ocorrer um sangramento em botão. Isto é positivo, pois significa que houve circulação de energia.



Como é feito o diagnóstico?

A acupuntura não faz  diagnóstico e sim um levantamento das condições energéticas do paciente, e é feito através da soma do relato do paciente, dás análises da Língua, Pulso  e Linguagem não verbal (postura,  voz, temperatura ).Apartir daí temos uma visão de como esta a condição energética do paciente.

Acupuntura Dói?

Depende. Sim e não! A agulha de acupuntura é muito diferente da agulha de injeção, é muito fina 0,25mm e é quase imperceptível sua entrada na pele, já a de uma injeção é grossa pois precisa passar um liquido e tem que atingir uma camada mais profunda para a entrada deste liquido, ai tem que doer, pois o liquido entrando dói! E na agulha de acupuntura além de não ter liquido, entra superficialmente e sem dor.  A intensidade da sensação varia de acordo com a sensibilidade individual. Eu não sinto dor,mas tem gente que diz que sentiu uma leve picadinha, mas eu sempre coloco uma agulha para que o paciente sinta.  Só depois ele decide se quer ser tratado com as agulhas ou com outra técnica. E sempre tenho a mesma resposta “nem senti!!”  Pode continuar a aplicação!!  Não dói!! Numa terapia de cura muitas vezes é preciso dar ao paciente a capacidade de fazer sua escolha e ter a segurança de que terá resultados positivos!!

Acupuntura tem contra indicações?

Não. É tratamento natural .

Acupuntura é somente uso de agulhas?
Não. Qualquer estímulo sobre os pontos, quer sejam com agulhas, massagens, calor, magnetismo, laser e eletroestimulação serão  técnicas utilizadas pelos acupunturistas com o intuito de regularizar a circulação de energia nos canais.


Pode-se associar outros tratamentos com o da Acupuntura?

Sim, muitos tratamentos são beneficiados pela associação com a acupuntura, ocorrendo desde a aceleração e a facilitação de processos terapêuticos.
Exemplo: No caso de um Avc, associa-se com fisioterapia para ter uma resposta mais rápida!

 As agulhas são descartáveis?

Sim. Todas as agulhas são novas, e descartadas em recipiente apropriado.






 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Medicina da Cigarra

Às Cigarras são notáveis devido à cantoria entoada pelos machos, diferente em cada espécie e que é ouvida no período quente do ano.Sua medic...