5 de set. de 2012

Como Funciona a Acupuntura no nosso Organismo?


Existe o Fluido Universal, que permeia todo o Universo.
 Permite o equilíbrio entre os astros, dele emanam as forças magnéticas, a força da gravidade, a movimentação as marés.
 Presente em seres orgânicos e inorgânicos, mantém a estrutura das substâncias, a ordem molecular da água, as fases da Lua, seria uma forma mais bruta de energia, a partir da qual se originaria uma energia mais quintessenciada, presente nos seres vivos superiores, como os mamíferos e o homem. 

No Oriente, acredita-se no Qi (Chi), tipo de energia que permeia e nutre todos os fenômenos do mundo físico e extra-físico, uma vitalidade energética responsável por todas as manifestações de vida no Universo.
 No saber oriental, o Qi em movimento é a interação perpétua entre Yin e Yang. É um contínuo processo de transformação, o Qi pode então acumular, dispersar, expandir, condensar,etc. Pode se mover rápida ou lentamente, para dentro, para fora, para cima, para baixo, serpenteia, ou espirala.
 Os antigos consideravam que Qi era a energia básica que fazia a mediação entre o físico e o espiritual, e sendo fluida e onipresente, a consideravam o próprio ar, que ao ser respirado, determinava também o estado de espírito e o humor. O ideograma qi (”氣”) na sua forma tradicional mais conhecida é uma imagem do “vapor (气) subindo do arroz (米) enquanto cozinha”. Também tem sido traduzido como “ar”,”respiração”, ou a “respiração do céu”. 
A Medicina Tradicional Chinesa geralmente procura aliviar estes desequilíbrios ajustando a circulação do Qi no corpo empregando diversas técnicas terapêuticas, por exemplo: 

1 - Tratamentos com medicamentos a base de ervas, (Fitoterapia), 2- A alimentação baseada na Teoria dos Cinco Elementos, 3- Os treinamentos físicos como o qigong,Tai Chi Chuan e outras artes marciais que incluem o conceito de Chi entre seus princípios filosóficos e o trabalham tanto para a autodefesa como para assegurar a saúde, 4- A massagem Tui Na como método efetivo para desfazer bloqueios e revigorar o paciente, 5- Acupuntura, como método para redirecionar ou equilibrar o qi através de finas agulhas de metal inseridas na pele. 
Estes cinco princípios citados acima assegura um estado de harmonia de YIN e YANG, fazendo o Qi fluir livremente e mantendo o ser sudável. 

Hoje temos certeza de como a saúde se modifica e melhora substancialmente com o respirar corretamente, manter-se na postura correta fornece vigor e disposição e que o exercício físico regular melhora muito a qualidade de vida. 
Também as práticas de meditação, melhoram a qualidade desta respiração, facultando uma melhor qualidade de sono e resistência física. 
Na prática das artes marciais também se desenvolve o Qi, no treinamento físico, para a expansão do auto-controle e auto-conhecimento, através das técnicas de combate, respiração adequada e posições meditativas.
Os efeitos orgânicos que muitos atribuem à energia Qi,
 Energia ou Força Vital, são considerados pela medicina moderna, embora o conceito de Energia em si, não seja muito levado a sério. 
No entanto, mais e mais, as terapias holísticas e vitalistas estão se expandindo cada vez, como a Homeopatia, Acupuntura, Qigong, Cromoterapia, Reich, Massoterapia oriental,etc 
Na antiga Índia, os hindus já conheciam Prana, e energia que percorre chakras, formando o corpo extra-físico ou bioplasmático. 
Além da respiração correta, dos bons hábitos e alimentação adequada, exercícios físicos regulares, vida disciplinada, podemos modificar a qualidade de Qi pelo domínio da mente e da vontade, não permitindo retenção de pensamentos menos bons, emoções desequilibradas, pensamentos demasiadamente tristes. Sentimentos como a mágoa, raiva, tristeza excessiva, pensamentos de vingança e rancor, coagulam e desgastam a Energia Vital ou Qi.

No contexto das artes marciais internas a existência do Qi normalmente não é questionada, e sim são desenvolvidos exercícios e técnicas visando a plena circulação e utilização no corpo e mente do praticante. 
Hoje, existem estudos dentro de um raciocínio científico sobre alguns parâmetros: poderosas técnicas de visualização; relaxamento absoluto, que pode afetar a maneira como os músculos funcionam; adequação da postura corporal; eficácia da respiração ampliada; efeitos sutis sobre o sistema nervoso; e também desenvolvimento da capacidade de afetar a mente do parceiro /adversário.
 Os resultados de tais estudos poderão trazer mais luz quanto à credibilidade da compreensão da Energia vital ou Qi. 
A acupuntura é uma fonte energética poderosa, que faz com que esta energia vital flua! "Quando a agulha da acupuntura é inserida na pele, ela causa um estímulo que percorre via nervosas do corpo chegando até a medula óssea. Através da medula, a informação chega no cérebro, onde neurotransmissores se encarregam de emitir respostas que são transmitidas e agem em um determinado local do corpo," A sua aplicação de imediato produz uma substância chamada endorfina, A endorfina é um neurotransmissor, assim como a noradrenalina, a acetilcolina e a dopamina, é uma substância química utilizada pelos neurônios na comunicação do sistema nervoso. ENDORFINA é uma substância natural produzida pelo cérebro em resposta à atividade física, visando relaxar e preservar-nos da dor e que dá enorme prazer .
 Diferentemente de outras drogas, é produzida pelo próprio organismo e realmente dá prazer, despertando uma sensação de euforia,bem estar e é sinônimo de saúde.
 As endorfinas foram descobertas em 1975. Foram encontradas 20 tipos diferentes de endorfinas no sistema nervoso, sendo a beta-Endorfina a mais eficiente pois é a qual dá o efeito mais eufórico ao cérebro.
 Ela é composta por 31 aminoácidos. O que as Endorfinas fazem no nosso corpo? 
• Melhoram a memória, Melhoram o estado de espírito (bom humor), Aumentam a resistência, Aumentam a disposição física e mental,  Melhoram o nosso sistema imunológico, Bloqueiam as lesões dos vasos sanguíneos, Têm efeito antienvelhecimento, pois removem superóxidos, Aliviam as dores. A endorfina é conhecida mundialmente como um hormônio anti estresse e que alivia as dores naturalmente. 
Isso ocorre porque ela é secretada quando sentimos estresse ou dor, ou seja, ela bloqueia os sinais de dor que vão para o sistema nervoso. Isto tem sido um efeito que tem aliviado a dor e causado euforia. Infelizmente, as endorfinas não podem trabalhar por muito tempo pois existem enzimas no nosso corpo, chamadas endorfinases, que “mastigam” as endorfinas. A endorfina, que é o hormônio que tem o efeito mais positivo entre os hormônios produzidos no cérebro, torna vários órgãos mais saudáveis.
 Conforme esse hormônio é secretado e distribuído pelo corpo, ele o torna mais saudável. Em suma, Endorfina é o presente mais valioso que a natureza deu aos homens. E com um tratamento regular de acupuntura este hormônio é liberado e por consequência ficamos mais resistentes e saudáveis.
Então vamos colocar agulha?

Fonte: Internet.
Gratidão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Medicina da Cigarra

Às Cigarras são notáveis devido à cantoria entoada pelos machos, diferente em cada espécie e que é ouvida no período quente do ano.Sua medic...