6 de mar. de 2011

Definição de Acupuntura

<><>
<>
<><>

A palavra "acupuntura" origina-se do latim, sendo que acus significa "agulha" e punctura significa "puncionar". A acupuntura se refere, portanto, à inserção de agulhas através da pele nos tecidos ubjacentes, em diferentes profundidades e em pontos estratégicos do corpo para produzir o efeito terapêutico desejado.
A acupuntura é uma das inúmeras terapias da Medicina Tradicional Chinesa, que foi desenvolvida na China ao longo dos milhares de anos de sua história.
É considerada uma das mais antigas formas de medicina oriental, se fundamenta numa estrutura teórica sistemática e abrangente, de natureza filosófica. Ela inclui entre seus princípios o estudo da relação de yin /yang, da teoria dos cinco elementos e do sistema de circulação da energia pelos meridianos do corpo humano.
Tendo como base o reconhecimento das leis fundamentais que governam o funcionamento do organismo humano e sua interação com o ambiente segundo os ciclos da natureza, procura aplicar esta compreensão tanto ao tratamento das doenças quanto à manutenção da saúde através de diversos métodos.
Para compreender a acupuntura, é preciso que seja mostrada tal como entendiam os chineses da antiguidade.
Os chineses inseriam as agulhas em pontos especiais com o objetivo de dirigir a energia. Segundo eles a energia vital, presentes em todas as partes e que não é senão a energia cósmica, circula no organismos através de condutos chamados de meridianos. Esses meridianos percorrem a superfície do corpo, ao longo dos membros, do tronco e da cabeça; em sua trajetória sutuam-se os pontos específicos. A energia que eles pretendem dirigir mediante a inserção dos pontos se mostra sob dois aspectos distintos, opostos entre si, mas na realidade, complementares : Yin e Yang. Yin é o aspecto negativo, Yang o positivo da energia. Podemos dizer também que Yin é a matéria e Yang a energia; ou então que Yin representa o repouso e Yang a atividade. Para que exista saúde é imprescendível um perfeito equilíbrio entre Yin e Yang. Um excesso de Ying ou de Yang, uma insuficiência de Yin ou de Yang significam a doença. A doença segundo os chineses é, pois nada mais nem menos que um simples desequilíbrio energético. Portanto para curar uma enfermidade significa restabelecer o equilíbrio energético alterado.
Como procediam os chineses com esse objetivo? Antes de mais nada faziam o diagnóstico do desequilíbrio. Para isso, valiam-se de interrogatório, da inspeção, da palpação, etc. Além disso, porém utilizavam o diagnóstico pelo pulsos e da língua que lhes permitiam diagnosticar não somente o desequilíbrio energético total como também de que tipo era (Yin ou Yang) e em que meridianos se manifesta predominantemente.
Feito o diagnóstico, o tratamento se impunha quase que automaticamente : surgia o ponto ou os pontos que deveriam ser inseridos para que fosse restabelecido o equilíbrio energético.




Um comentário:

  1. Parabens pelo blog, está simples mas elucidativo.Boa sorte na divulgação do teu trabalho, bem o mereces. Luis

    ResponderExcluir

Medicina da Cigarra

Às Cigarras são notáveis devido à cantoria entoada pelos machos, diferente em cada espécie e que é ouvida no período quente do ano.Sua medic...