8 de ago. de 2014

Acupuntura tratando retinite pigmentosa

Nova Pesquisa

25mar2011
Evidências sugerem que a acupuntura é um tratamento eficaz para a retinite pigmentosa (RP), uma doença ocular degenerativa que pode levar à cegueira. Um estudo recente publicado no Journal of Clinical Acupuntura e Moxabustão conclui que o tratamento com acupuntura protege o nervo óptico de danos causados ​​por pressão intra-ocular, atenuando pressões sobre o nervo óptico e das ultraestruturas1 da retina. O jornal chinês da gestão integrada e medicina ocidental tradicional publicou que o uso da medicina chinesa melhora a atividade do cone da retina de pacientes com retinite pigmentosa, mesmo em casos avançados de degeneração da retina. Usando eletrorretinograma para a investigação, o estudo também conclui que, a Medicina Tradicional Chinesa têm um significado definitivo em retardar a progressão da doença e mantém a visão central. 2 Outro estudo de retinite pigmentosa de pacientes que receberam acupuntura (que vão desde as idades 7-75 anos, mostrou uma melhora significativa e uma parada da deterioração do campo visual 3.
Os pontos de acupuntura, geralmente incluem uma combinação de pontos locais e distais para melhorar avisão e para tratar as desarmonias adjacentes. Um estudo observa que a retinite pigmentosa em pacientes com deficiência de Yang do Baço e do Rim respondem particularmente bem a medicina chinesa. 2 Embora uma desordem genética, a progressão da deterioração da visão pode ser melhorada com a suplementação dos sistemas internos responsáveis ​​pelo equilíbrio homeostático da retina.
Referências:
1- Sum He, Zhang Hu. O efeito protetor do tratamento da acupuntura na retina e nervo óptico em olhos de coelhos com elevada pressão intra-ocular crônica. Journal of Clinical Acupuncture and Moxibustion. 2010-05.
2 – Wu Wei Xing; Tang You-zhi. Estudo sobre Tratamento de Retinose Pigmentar com a Medicina Tradicional Chinesa por eletrorretinograma. CHINESE JOURNAL OF INTEGRATED TRADITIONAL AND WESTERN MEDICINE. 1996.
3- NS Ribeiro, NM Fouzdar. Papel da acupuntura no tratamento de doenças “Incuráveis” da retina. Indian J Ophthalmol 1983;31:1043-


Semana passada me chegou uma moca de 21 anos com esta doença, ainda não perdeu totalmente a visão, mas chegou muito triste. Fiz uma consulta e segundo seu depoimento, logo depois de tirar as agulhas ela percebeu que a nuvem que cubria seus olhos tinha sumido! saiu mais animada, no decorrer da semana ela pode até voltar a ler pois já não conseguia ler há meses. Hoje depois da segunda consulta saiu mais feliz,  pois a claridade foi melhor que da última vez!! O que posso concluir é que esta pesquisa realizada tem  grande fundamento!! Pode ser uma esperança de se manter a visão por mais tempo, até que se encontre uma cura. Fico feliz em poder estar realizando este trabalho junto a esta comunidade e trazendo esperança e renovação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Medicina da Cigarra

Às Cigarras são notáveis devido à cantoria entoada pelos machos, diferente em cada espécie e que é ouvida no período quente do ano.Sua medic...