terça-feira, 8 de janeiro de 2013

OS DOZE CURADORES

 
O número doze é tido como o número perfeito, o número da graça, rege o espaço e o tempo e simboliza a ordem. Embora os florais não tenham sido concebidos à luz da astrologia e nem o Dr. Bach fosse astrólogo, a primeira classificação das características humanas e seus desequilíbrios a serem atendidos pelos florais de Bach também foi feita com doze florais, que eliminam 12 falhas estimulando 12 virtudes.

A primeira publicação sobre os florais teve o título de “OS DOZE CURADORES” que foi mantido até hoje nas edições inglesas, apesar de descreverem 38 essências e não apenas 12, como no início. Os doze florais iniciais ficaram tradicionalmente conhecidos como “ Os doze curadores originais”. O

Dr. Bach era do signo de libra, que é regido por Vênus, e seu trabalho tem por intenção harmonizar o ser humano. O mais interessante é que ao se fazer uma comparação entre as características das pessoas que nascem em cada signo astrológico e as características das falhas a serem atendidas pelas doze essências originais, temos um perfeito casamento entre elas, sendo que para cada signo temos uma essência para ajudar a despertar a virtude necessária ao seu equilíbrio. Assim os florais e os signos atendidos são os seguintes: áries – impatiens; touro – gentian; gêmeos – cerato; câncer – clematis; leão – vervain; virgem – centaury; libra – scleranthus; escorpião – chicory; sagitário – agrimony; capricórnio – mimulus; aquário – water violet; peixes – rock rose. Estes foram os primeiros florais pesquisados por Dr Bach Impatiens: Paciência.

Para pessoas que em geral são dotadas de muita capacidade, grande agilidade mental e consciência de seus objetivos, mas também com muita tensão e ansiedade. Com facilidade “incendeiam” em irritação, falta de paciência, intolerância e raiva. Impatiens ensina a aquietar a atenção, desacelerar o ritmo interior, e a pessoa pode se tornar mais receptiva ao momento que se desenrola. Traz aceitação do outro e do tempo.

Mimulus – foto Ruth Altschuler Mimulus: Segurança para viver os desafios da vida A falta de segurança para enfrentar o dia-a-dia com todas as suas múltiplas questões, tem como base, na verdade, uma certa hesitação em estar encarnado. Esse medo ou insegurança vai lesando as forças de plexo solar, minando a expressão plena da alma, tornando a pessoa tímida e insegura de si mesma. Mimulus traz a força e o propósito do Eu Superior, devolvendo a luz da coragem e a confiança para a vida. Clematis: Presença desperta e concretização. Aqueles que vivem no mundo da lua e nunca aterram completamente. Deixam seus afazeres sempre para depois. Preferem os estados de sonhar acordado e os ideais inatingíveis. Os verdadeiros talentos dessas pessoas ficam bloqueados. Eles têm incrível capacidade de imaginar, mas oferecem tanto de sua energia e tempo para essa atividade mental dispersiva que não vivenciam as emoções e a alegria da vida física.

Clematis ajuda a trazer construtivamente para o mundo físico os dons da alma. Agrimony: Honestidade emocional. A repressão e negação da dor, do sofrimento ou da perturbação emocional podem ser causa da pior das torturas mentais. Aqueles que precisam da Agrimony muitas vezes nos parecem felizes, podem ser até mesmo muito populares por estarem sempre em “alto astral”. Dão mais importância aos estados superficiais de comportamento que são valorizados pela sociedade. Agrimony ajuda a parar de esconder até de si mesmo aquilo que o aflige em seu âmago. Só se pode transformar a dor que admitimos honestamente.

Chicory – um dos Doze Curadores – Florais de Bach – foto Ruth Toledo Altschuler Chicory: Liberdade emocional. Para pessoas que tendem a manipular as emoções alheias em favor de suas próprias necessidades e desejos. Em geral elas expressam o seu amor de maneira possessiva, exigente, e muito carente. Quando estão ajudando alguém, sempre esperam algo em troca que não é dito realmente. São imaturos emocionalmente, e egoístas. A Chicory abre os canais de nutrição interior e ajuda a pessoa a expressar amor verdadeiramente altruísta, podendo respeitar a liberdade dos outros. Vamos todos aproveitar a imagem dessa flor e pedir a ela que cure nossas crianças interiores. Vamos nos abrir por um instante pra receber a cura da Chicory.

Vervain: Idealismo e carisma bem ancorados. Às vezes o idealismo e as forças carismáticas naturais de uma pessoa se degeneram por causa do seu fanatismo. Essa necessidade de convencer os outros de suas idéias e ideais, da sua forma particular de ver as coisas, pode gerar graves problemas físicos de ordem nervosa ou digestiva. A Vervain traz moderação e a possibilidade desse fervor da alma ser expresso através do veículo físico de forma a inspirar ao invés de tentar convencer.

Cerato – foto Ruth Toledo Altschuler Cerato: Confiança no próprio saber e orientação interior. Para aqueles que não confiam em si mesmos, ou de que vão tomar as decisões mais acertadas. Vivem esperando que os outros lhe digam o que devem fazer ou que caminho seguir. A pessoa que precisa do Cerato pode sentir que aquilo que ela acredita que sabe não serve ou não se encaixa nas necessidades do momento. Parece que os outros sempre têm idéias mais certas a apropriadas. Cerato ensina a reconhecer e a valorizar a sua sabedoria inata, Traz auto confiança e ajuda a restabelecer a auto estima.

Scleranthus: Decidir a partir do coração. Flores verdes sempre trabalham algum aspecto do coração. Quando hesitamos em fazer nossa escolha e ficamos oscilando entre duas opções ou duas polaridades é porque estamos tentando usar apenas as habilidades mentais para decidir. A mente é um importante instrumento na vida, mas se estivermos presentes em nossos corações, o verdadeiro discernimento e a escolha das prioridades torna-se muito mais simples. Water Violet: Alegria por compartilhar os seus dons. Pessoas que tendem a ser mais retraídas não por timidez, mas por um certo tipo de desdém. Quem sente que não precisa dos outros e também não se sente impelido a compartilhar de seus dons e talentos. Talvez se sinta melhor, mais nobre, superior aos outros.

A Water Violet traz a consciência do quanto essa atitude de separação está atrasando a sua evolução e ajuda a pessoa a vivenciar uma conexão inclusiva e compassiva com a família humana. Gentian: Perspectiva e perseverança. Obstáculos e reveses da vida podem gerar falta de confiança e desencorajar alguns de nós. Aquele que necessita de Gentian facilmente desanima frente a problemas, e tende a ver os obstáculos como bloqueios insuperáveis. Gentian eleva e amplia a perspectiva ajudando a aprender com essas situações, aproveitando a oportunidade de crescer e de se fortalecer. A dúvida e o ceticismo são gradualmente transformados em fé inabalável.

Rock Rose: Coragem e tranqüilidade para enfrentar grandes desafios. Uma essência floral indicada para situações extremas, em que a pessoa está sendo desafiada a se auto transcender a si própria com relação à coragem. Rock Rose restaura a força solar da coragem para aqueles que estão vivenciando pânico, terror e até o medo da morte. Nos enche das forças da coragem e ao mesmo tempo da paz interior.

Centaury: Consciência e respeito de suas próprias necessidades, mesmo quando estiver a serviço. A habilidade de se doar e de servir necessita primeiro de um forte e radiante senso de Eu. Pessoas que têm uma certa compulsão em servir, ao mesmo tempo negligenciando suas necessidades, também não são, na verdade, capazes de perceber as reais necessidades dos outros. A Centaury nos ensina a agir impulsionados por um forte propósito interior, dizendo não e colocando limites quando for necessário.

Gorse: Fé e esperança. Quando nos sentimos desencorajados e pessimistas, achando não há mais jeito ou não existe uma saída. Tendemos nesses casos a um tipo de resignação que não é saudável e nem fruto de uma verdadeira aceitação, mas sim um tipo de depressão que corroi a exuberância natural. Com a Gorse aprendemos a acessar a luz e a usá-la como um raio poderoso que ilumina e transforma a escuridão dentro de nós. Traz fé, devolve a esperança e o otimismo vibrante.
 

ESCUDO DO SUL

INOCÊNCIA CRIANÇA INTERIOR Terra vermelha, Escudo do Sul, Criança plena de maravilhas, Ensina-me a soltura, O riso é sua Entrega...