7 de mar. de 2011

Acupuntura Tratamento Natural


Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, estresse, dores de cabeça, insônia, problemas digestivos, dores na coluna entre outros, são disfunções orgânicas que ocorrem quando nosso organismo apresenta alguma irregularidade energética. Um tratamento que promove o alívio das dores em geral e mantém o corpo saudável é a acupuntura.

                Mapa de Meridianos

Segundo os orientais, todas as pessoas são dotadas desses canais de energia – os meridianos­, que quando permitem que a energia flua livremente, inibem o aparecimento de dores e doenças indesejáveis. O problema é que todos os fatores aos quais o nosso organismo se expõe (estresse, fatores climáticos e aspectos emocionais, por exemplo) podem desequilibrar essa energia. Já deve ter lhe acontecido, por exemplo, de ficar exposto a um frio muito intenso e adquirir um resfriado, enquanto outra pessoa que também se expôs às mesmas condições não adoeceu. A resposta disto está nas condições energéticas individuais. Provavelmente sua energia estava em desequilíbrio, favorecendo o aparecimento e a instalação da patologia.

                             Moxa no ponto do Meridiano

A grande vantagem da acupuntura está em ser um tratamento totalmente natural, baseado na autocura seu corpo tem a total capacidade de se curar sozinho e se proteger de fatores que desencadeiam doenças. A acupuntura é somente o meio utilizado para potencializar este efeito inato do seu organismo. Além disso, é uma técnica possível de ser administrada a todas as idades e condições físicas. Até mesmo as gestantes, que muitas vezes encontram dificuldades por apresentarem processos dolorosos sem poderem usar qualquer medicamento podem se beneficiar, desde que tomados alguns cuidados.

 Moxa na Agulha
Auricular

Durante a avaliação, o terapeuta investiga o quadro clinico do paciente, questionando sobre seus hábitos, suas preocupações e possíveis processos patológicos existentes. A estas informações somam-se sintomas trazidos pelo paciente com os dados obtidos através de diagnósticos pela língua (revela alterações orgânicas), pulso (expõe alterações energéticas dos meridianos) e linguagem verbal (postura, tom de voz). Tendo este “mapa” de como o corpo reage às situações, o terapeuta determina os pontos a serem trabalhados e as técnicas a serem utilizadas.
O perfil e a sensibilidade do paciente sempre são levados em conta, buscando combinar efetividade e conforto. É comum o tratamento escolhido variar a cada sessão, pois a cada atendimento há uma nova realidade e um novo panorama.

Gratidão
Fonte Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Medicina da Cigarra

Às Cigarras são notáveis devido à cantoria entoada pelos machos, diferente em cada espécie e que é ouvida no período quente do ano.Sua medic...